Durante séculos, o homem tentou livrar-se do calor utilizando ventiladores, gelo e vários outros métodos em tentativas que se revelaram inúteis.
Foi em 1902, que um engenheiro, Willis Carrier, formado na Universidade de Cornell em 1895, inventou um processo mecânico para condicionar o ar, tornando-se assim no primeiro ar condicionado da história.
Esta invenção foi em resposta um problema de qualidade existente na Lithographing Sackett-Wilhelms & Publishing Company of Brooklyn, Willis Carrier apresentou seus esquemas, do que se tornaria mais tarde o sistema de ar condicionado conhecido hoje.
Willis Carrier pensou que poderia retirar a humidade da fábrica através do arrefecimento do ar. Desenhou então, uma máquina que fazia circular o ar por tubos arrefecidos. Este processo, que controlava a temperatura e a humidade, foi o primeiro exemplo de condicionador de ar contínuo por processo mecânico.
Hoje já existe inúmeras marcas de ar condicionado, a tecnologia evoluiu, os equipamentos estão mais pequenos, mais potentes e económicos.