Com a utilização de ar condicionado tem a facilidade de poder controlar a temperatura tanto para arrefecimento como para aquecimento do ar, tornando o ambiente mais agradável para si.
O princípio de funcionamento dos sistemas de ar condicionado resume-se a absorver a energia de um local e libertá-la noutro. Este processo requer, no mínimo, uma unidade interior (chamada evaporadora) e uma unidade exterior (o compressor) e tubagem a interligar as duas unidades. Através desta tubagem, o líquido refrigerante circula de uma unidade para a outra e é o refrigerante que absorve a energia de uma unidade e a liberta na outra.
Ciclo do modo de arrefecimento:
- Unidade Interior (evaporadora)
A unidade interior ou evaporadora tem uma ventoinha que faz circular o ar quente do interior por um permutador de calor, através do qual flui o refrigerante. Este refrigerante absorve o calor do ar, que uma vez arrefecido, é expelido para a divisão. - Tubagem
Através de tubos de cobre, o líquido refrigerante circula de uma unidade (evaporadora) para a outra (compressor) e é o refrigerante que absorve a energia de uma unidade e a liberta na outra. - Unidade exterior (compressor)
Através da compressão, o gás refrigerante é aquecido aumentando o seu ponto de ebulição. Esse calor, após ter passado pelo permutador de calor, é libertado pelo compressor para o ar exterior através duma ventoinha. - Refrigerante
O refrigerante líquido circula outra vez para a unidade interior. - Unidade interior
De volta à unidade interior, o refrigerante é descomprimido e assim recomeça o ciclo, ou seja volta a extrair o calor do ar no interior da divisão e a transportá-lo para a unidade exterior.
Para o ciclo de aquecimento o sistema é o inverso.